ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA: VEREADORES ESCOLHEM SERVIR AO PREFEITO

Notícias 13/11/2018

Na eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Florianópolis, realizada no dia 12 de novembro, o vereador Katumi foi eleito para a presidência dos próximos dois anos. Havia duas propostas bastante distintas: uma que defendeu a independência em relação ao prefeito Gean Loureiro - chapa presidida por Tiago Silva (MDB) e da qual o vereador Prof. Lino Peres fez parte -, e outra que representou uma posição servil ao Chefe do Executivo. Cabe o questionamento: será que a vitória do segundo grupo tem a ver com trocas de favores, promessas por cargos comissionados e o fisiologismo que sempre existiram entre os poderes em Florianópolis?

“Nós demos uma aula de como atuar nesta Casa, com democracia, transparência e um sério debate de um programa de ação. Construímos uma proposta junto àqueles que acreditam em uma Câmara independente e não apenas em uma correia de transmissão do prefeito. É preciso ter respeito pela autonomia legislativa e pela tramitação dos projetos de lei, sem os atropelos dos projetos do executivo com sucessivos e desnecessários regimes de urgência”, afirma Lino.

Um documento com os 14 pontos programáticos defendidos por essa chapa será entregue à Mesa em breve. Entre esses, está a independência em relação ao prefeito, a maior transparência da Casa e na fiscalização do Executivo, a realização de concurso público para reduzir o quadro de comissionados, a maior participação popular e acolhimento das demandas da sociedade nas comissões e a garantia de que o prefeito cumpra a execução do Orçamento Legislativo Impositivo.

Como assinalou Lino durante a votação, ainda que não tenha vencido a chapa independente, foi vitoriosa politicamente, dando uma lição de democracia ao presentar já que sendo a única um programa de ação e demonstrando para os florianopolitanos que é possível ter uma Câmara Municipal com transparência e espírito verdadeiramente republicano.