28 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DE ORGULHO LGBT

Notícias 19/07/2017

No dia 28 de junho celebra-se a data em que os gays, lésbicas e transexuais frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas com frequência. O levante resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Mas, quase cinquenta anos depois, o preconceito e a violência não acabaram. Na verdade, só crescem: o Brasil é o país que mais mata pessoas por sua orientação sexual e identidade de gênero, com 343 assassinatos em 2016.

O Conselho Municipal de Direitos LGBT foi instalado em Florianópolis em maio de 2016, mas até hoje o II Plano de Políticas Públicas LGBT, documento que define as ações do Executivo para essa população e está na mesa do prefeito, ainda não foi assinado. Além de não receber o Conselho, Gean Loureiro (assim como Cesar Souza Jr. antes dele) se nega a aprovar o importante documento que reflete as necessidades da população LGBT de Florianópolis. Criado em conjunto por movimentos sociais, entidades governamentais e núcleos de estudo de gênero, o Plano reflete as necessidades da população LGBT e estabelece estratégias que fomentam políticas públicas na luta contra todas as formas de opressão.

Na tarde de hoje, o vereador Prof. Lino Peres protocolou no gabinete do prefeito um ofício pedindo a assinatura e a publicação do Plano. É urgente que o poder público assuma as ações necessárias para investir num modelo civilizatório pautado pela proteção, pelo respeito e pelo direito da pessoa humana ser o que ela quiser.

No dia 29 de junho integrantes do Conselho Municipal de Direitos LGBT realizarão um ato para comemorar a data e reivindicar mais atenção do poder público à causa. Confira o vídeo em que presidente do conselho Gui Cunha Ayres explica a importância do Plano Municipal, critica o descaso da gestão municipal e convida a todas e todos a comparecerem na comemoração, no Largo da Alfândega, a partir das 13h.

 

 

Vídeo