MORADORES DE CANASVIEIRAS SE MOBILIZAM POR SANEAMENTO

Notícias 01/02/2016

O mandato acompanhou dia 31/01 a manifestação de moradores e turistas contra a contaminação do Rio do Brás, em Canasvieiras, já denunciada pelas entidades comunitárias da região ao Ministério Público. Foi uma caminhada desde o centro de Canasvieiras até a foz do Rio do Brás, que, depois de uma noite de chuva, exalava forte cheiro de esgoto. Na caminhada, João Manoel do Nascimento, uma das lideranças nesta luta, relatou os fatos e encaminhamentos já feitos em relação ao problema.

É lamentável que até hoje não se tenha resolvido o problema do saneamento nesta região, de todo o Norte da Ilha e do município como um todo. A prefeitura não exerce o seu papel de fiscalização e muito menos de planejamento, e a CASAN, por sua vez, há anos se centra mais na extensão da rede de esgoto com objetivos quantitativos e arrecadatórios e menos no serviço público de qualidade para o qual foi contratada, e não faz o tratamento adequado e efetivo dos efluentes em toda a rede e tampouco a conexão da rede instalada às ETEs (Estações de Tratamento de Esgoto). A ARESC, reguladora do serviço, também deixa a desejar e o governo do estado silencia diante de toda esta problemática. 

Já nos manifestamos sobre este tema em um texto publicado em nosso site no endereço http://www.professorlinoperes.com.br/…/esgoto-nas-praias-es…-
Com a reabertura dos trabalhos da Câmara Municipal dia 01/02 estamos encaminhando à prefeitura e à Casan requerimento para que se pronunciem sobre vários questionamentos que faremos e que a comunidade já levou ao Ministério Público, formalizando denúncias ainda sem resposta satisfatória e efetiva dos órgãos públicos. 

Como lembra a estória, os reis estão nus, diante de todos, em plena temporada de verão. E não é por causa do calor.


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: