MANDATO PARTICIPA DO ENCONTRO DAS CULTURAS POPULARES E TRADICIONAIS DE FLORIANÓPOLIS

Notícias 24/08/2015

A valorização dos saberes tradicionais e a continuidade das culturas populares são lutas importantes do mandato do vereador Prof. Lino Peres. No dia 21, por exemplo, o mandato contribuiu com a organização do Encontro das Culturas Populares e Tradicionais de Florianópolis, que reuniu apresentações e oficinas de grupos de dança açoriana, boi de mamão, abayomi, cerâmica e outras artes no Palácio Cruz e Souza. A presença de Lino foi importante durante a assembleia do Fórum Setorial, organizador do evento e parte do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, que aconteceu à noite e discutiu o veto parcial do prefeito César Souza Júnior ao Plano Municipal de Cultura.

O Secretário Municipal de Cultura, Luiz Mourkazel, ouviu muitas reclamações dos membros do Fórum pela forma como a prefeitura tem tratado a cultura no município. Uma das queixas foi a demora do alcaide em dar atenção ao Indicativo de Lei Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares e Tradicionais do Município de Florianópolis, enviado pelo nosso mandato à prefeitura em 2013 como indicação para a construção de uma nova lei municipal*. A proposta visa criar marcos legais para valorizar, registrar, salvaguardar e difundir as muitas expressões da diversidade brasileira e também valorizar os próprios detentores dos fazeres tradicionais, que aqui construíram a cultura ilhoa e florianopolitana (veja a proposta completa aqui).

O Mestre dos Saberes foi construído pelo mandato do vereador Lino Peres em conjunto com a Rede das Culturas Populares Tradicionais – Território SC e, em dois anos, já obteve pareceres favoráveis da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Franklin Cascaes, da Procuradoria Geral do Município e de outros órgãos da prefeitura. A aprovação do Mestres também é apoiada pelo Fórum Setorial das Culturas de Florianópolis, então a pergunta é: por que o prefeito, apesar da aprovação dos setores responsáveis pela cultura na cidade, ainda não deu encaminhamento a um projeto que visa beneficiar nossas tradições?

O Secretário de Cultura ouviu as demandas e se comprometeu a dar o devido encaminhamento do Mestre dos Saberes na Prefeitura.

* A Câmara não pode fazer projetos de lei que criem custos ao município, por isso a opção foi enviar um indicativo de lei ao prefeito, para que ele crie um projeto de lei e envie à Câmara.


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: