Reunião com moradores discutirá proposta alternativa ao projeto atual da SC-403

Notícias 01/12/2014

Uma proposta alternativa ao atual projeto em curso na rodovia SC-403 foi apresentada no último sábado (29) pelo Gemurb/UFSC (Grupo de Estudos para a Mobilidade Urbana Sustentável). Decidiu-se, então, pelo chamamento de uma reunião aberta com a comunidade no entorno da rodovia para o dia 17 de dezembro (a data anerior, 9, foi adiada), quarta-feira, às 19h30 na Escola Básica Municipal Luiz Cândido da Luz.

A convite da comissão formada em Audiência Pública proposta, convocada e coordenada pelo vereador Lino Peres, no dia 9 de outubro, o Gemurb/UFSC montou a proposta sem custos por ser um trabalho de interesse comunitário e público. No encontro do Gemurb com os membros da Comissão, composta por lideranças comunitárias da região, a proposta alternativa foi debatida e revisada em alguns pontos.

O arquiteto e urbanista Manoel Arriaga Andrade, que é do Gemurb, explicou durante a apresentação que a ideia central é transformar a SC-403 de uma Autoestrada (projeto original), para uma via urbana (Avenida). Isso levaria a uma redução de velocidade, dos 100 km/h previstos, para no máximo de 60 km/h, com uma travessia mais segura para pedestres, ciclistas e do trânsito local. Também evitaria o “corte” do bairro por uma via rápida, garantindo assim a relação intra-bairro e estabelecendo ainda um transporte público de qualidade.

Hoje a ampla maioria dos vereadores já defende a transformação das SCs na Ilha em vias urbanas. Com relação à obra em si, há um cuidado para não atrasar ainda mais os trabalhos. Estimula-se também a participação cada vez maior da comunidade, para quem possa se manifestar sobre o projeto e garantir sua qualidade de vida e a da região, evitando futuros erros irreversíveis.

Depois da reunião no dia 9 será agendada audiência com o governador Raimundo Colombo e com a Secretaria Estadual da Infraestrutura.

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: