Inauguração do Espaço Milton Santos no gabinete do mandato

Notícias 24/11/2014

E assim, com a mensagem de luta e protesto de Zumbi dos Palmares, celebrada no Dia Nacional da Consciência Negra, foi inaugurado o Espaço Milton Santos no gabinete do mandato do vereador Lino Peres nesta sexta-feira, 21/11.

Biblioteca com centenas de livros, aberta ao público, o recinto nasceu também para ser um espaço de pesquisa, cultura, discussões e conversas com a população. “Queremos que os florianopolitanos se apropriem do mandato, incorporem o espaço da Câmara como seu e sejam eles também vereadores”, discursou Lino Peres na inauguração.  Baseado na proximidade com os movimentos sociais e na participação popular, o mandato quis criar mais um espaço de participação e disseminação do conhecimento na cidade.

Lideranças de movimentos sociais compareceram e falaram sobre a importância do espaço e da data. Maria de Lurdes Mina, coordenadora do Movimento Negro Unificado, fez um belo discurso sobre seu sentimento de ambiguidade no dia 20 de novembro. “É um momento de orgulho para nós, mas deve ser também de indignação e protesto enquanto a população negra continuar sendo tratada com a crueldade discriminatória que vemos todos os dias nas periferias”, disse.

O homenageado da noite, seu Nivaldo Araújo da Silva, representa bem este cenário. Por sugestão do mandato, ele foi agraciado com a medalha Zumbi dos Palmares da Câmara Municipal de Florianópolis por sua luta pela moradia e pela reforma urbana em Florianópolis. Perseguido e discriminado em diversos momentos de sua busca pelo direito à plena cidadania, garantido na Constituição, seu Nivaldo foi chamado de herói por Zulamar Castro, assistente social, fundadora do Fórum da Cidade e ativista em diversas frentes sociais. “Não um herói abstrato, como uma imagem idealizada, mas um herói real, de carne e osso, que nasceu e convive com as mazelas da opressão e da discriminação mas não desiste de lutar mesmo assim”, afirmou.

A antropóloga Raquel Mombelli assinalou a importância de mais um espaço como este à disposição dos interessados, doando à biblioteca uma cartilha sobre a "Nova Cartografia Social dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil: Quilombolas do Morro do Boi, Santa Catarina".   Estiveram também presentes  Alexandre Martins, Coordenador do escritório Regional Sul do MinC (Ministério da Cultura em Florianópolis), a presidente da União Florianopolitana das Entidades Comunitárias (UFECO), Angela Liuti, Luciana Freitas, moradora na rua José Boiteaux, no Maciço do Morro da Cruz, e membro do Coletivo 4P, e representantes do gabinete do vereador Pedro Silvestre (Pedrão), que falaram brevemente em apoio à iniciativa.

Veja abaixo trecho de um dos livros de Milton Santos, "Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal", lido pelo vereador Lino na inauguração do Espaço:

"Consumismo e competitividade levam ao emagrecimento moral e intelectual da pessoa, à redução da personalidade e da visão do mundo, convidando, também, a esquecer a oposição fundamental entre a figura do consumidor e a figura do cidadão. É certo que no Brasil tal oposição é menos sentida, porque em nosso país jamais houve a figura do cidadão. As classes chamadas superiores, incluindo as classes médias, jamais quiseram ser cidadãs; os pobres jamais puderam ser cidadãos. As classes médias foram condicionadas a apenas querer privilégios e não direitos."


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: