FRENTE DE ESQUERDA EM FLORIANÓPOLIS APRESENTA PLANO PARA COMBATE À CRISE ECONÔMICA E SANITÁRIA

Notícias 05/06/2020

O movimento Floripa pra Frente, que abriga diversos partidos e organizações políticas de Florianópolis, protocolou, no dia 4, na Prefeitura e na Câmara Municipal de Florianópolis, propostas para quando chegar a fase de desconfinamento ou flexibilização de distanciamento social. O documento “Ciência e Política Pública para Defender a Vida” traz, ao longo das 18 páginas, 48 propostas para enfrentamento da crise econômica e sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus. Mas o documento, em sua introdução, alerta que o mais central para que se combata a pandemia é a manutenção do isolamento social. O Governo do Estado acena com o retorno do transporte, que é a mais grave medida do desconfinamento, e com a anuência da Prefeitura, o que pode se dar de forma descontrolada e sem fiscalização suficiente, pela falta de servidores do setor. É por isso que a frente apresenta estas propostas de desconfinamento controlado e com parâmetros médicos, técnicos e científicos. 

Dividido em cinco eixos, o plano aponta medidas necessárias para a flexibilização do isolamento social, defendido por epidemiologistas, pesquisadores da área da saúde, institutos de pesquisa, como a Fiocruz e Organização Mundial da Saúde (OMS), mandato do vereador Lino Peres (PT), vereadores que compõe a frente, integrantes do movimento, como a melhor forma de conter o avanço do vírus.

Condições para a flexibilização das medidas de distanciamento social; Medidas para a fase de desconfinamento ou flexibilização de distanciamento social; Saúde; Economia e Emprego; Renda e Vulnerabilidade são os pontos do documento, que alertam também sobre a fragilidade da população de baixa renda do município, que em sua maioria vive em péssimas condições sanitárias e de habitação, o que se reflete no combate à Covid-19.

O movimento seguiu todos os protocolos de segurança e o distanciamento recomendado durante a entrega do plano. Além do vereador Lino Peres, pré-candidato à Prefeitura pelo PT Florianópolis, também participaram do ato representantes do PCdoB, PDT, PSOL, PSB, REDE, UCB e UP e também os vereadores Afrânio Boppré (PSOL) e Vanderlei Farias, o Lela (PDT). A Frente é constituída por: Partido dos Trabalhadores  (PT), Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Partido Democrático Trabalhista (PDT), Rede Sustentabilidade (REDE), Partido Socialista Brasileiro (PSB), Polo Comunista Luiz Carlos Prestes (PCLCP), Unidade Comunista Brasileira (UCB), Unidade Popular (UP) e Partido Comunista  Operário  (PCO).

Após a entrega do plano, o Floripa pra Frente realizou uma transmissão ao vivo no Facebook, para apresentar as propostas e solucionar as dúvidas da população.

VEJA O DOCUMENTO ABAIXO.

 

Arquivos Relacionados


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: