MANDATO DO VEREADOR PROF. LINO PERES REQUER BANHEIROS GRATUITOS, TESTAGEM E VACINAÇÃO DA POP RUA E AUXÍLIO PARA ARTISTAS

Notícias 23/04/2020

O mandato do vereador Profº Lino Peres vem se dedicando, de forma virtual e coletiva, no atendimento e apoio às populações mais vulneráveis de Florianópolis.

Neste momento de pandemia do novo coronavírus, é preciso pensar naqueles que não possuem o básico para a sobrevivência, mas também nas pessoas que foram impactadas pelo isolamento social, que acreditamos ser a melhor maneira de frear a contaminação e diminuir os números da Covid-19.

No entanto, sabemos que apenas o isolamento não é suficiente para combater a pandemia. Além das testagens em massa, é preciso construir outras políticas públicas e garantir que todas e todos tenham acesso aos mecanismos que permitam atravessar este momento com maior tranquilidade.

Veja alguns requerimentos protocolados nesta quarta-feira (22), pelo mandato do vereador Profº Lino Peres, que reforçam a necessidade de uma olhar e atendimento especial para e com a cidade.

BANHEIROS PÚBLICOS E GRATUITOS PARA TODAS E TODOS

Com o retorno das atividades liberadas pelo Governo do Estado e pela Prefeitura Municipal de Florianópolis e, consequentemente, o aumento da circulação de pessoas, torna-se urgente que os hábitos básicos de higiene para o combate à Covid-19, dentre eles lavar as mãos, sejam acessíveis para toda a população, de forma pública e gratuita.

Nesse sentido, nosso mandato requereu ao prefeito Gean Loureiro e à Secretaria de Insfraestrutura a garantia de acesso público e gratuito aos banheiros localizados nos terminais urbanos, no camelódromo, no Mercado Público Municipal, no Miramar e no Terminal Rodoviário Rita Maria, com disponibilização de água, sabão e álcool gel, em razão da pandemia do novo coronavírus.

TESTAGEM RÁPIDA E VACINAÇÃO DA POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA

Nesse momento, em que o isolamento é um dos pilares para o combate à Covid-19, as pessoas em situação de rua, são àquelas que estão em condição de extrema exposição e vulnerabilidade. Tendo em conta os riscos ao qual estão expostos, entendemos que essa população deve estar incluída nas campanhas e ações da saúde da Prefeitura.

Desse modo, o mandato do vereador Profº Lino Peres requereu ao Secretário Municipal de Saúde, Carlos Alberto Justo da Silva que sejam incluídas nas campanhas de testagam rápida para a Covid-19 e contra a gripe – influenza A (H1N1), influenza A (H3N2), influenza B – e que recebam a vacina trivalente, todas as pessoas que compõem a população em situação de rua, bem como a rede de apoiadores dos movimentos sociais que lhes prestam atendimento direto, durante a pandemia do novo coronavírus.

Solicitamos também, que toda a população em situação de rua seja considerada grupo prioritário no âmbito das campanhas para testagem rápida para a Covid-19 e para a vacinação contra as influenzas.  

AUXÍLIO PARA ARTISTAS DE FLORIANÓPOLIS

Os artistas ocupam função cultural de extrema relevância e expressão, estando em todos os campos da cadeia cultural do município de Florianópolis. Nos preocupamos com àqueles que desempenham a atividade no âmbito da cultura como sua única fonte de renda e, que neste momento, estão em situação de vulnerabilidade. Artistas que desempenham suas atividades nas ruas, nas redes sociais, nos bares, em restaurantes e em eventos públicos e privados, estão em casa, cumprindo os decretos da quarentena e, desde então, estão sem fonte de renda para o seu sustento e daqueles/as que dependem deles/as.

Atentos a esse setor, sobretudo, aos impactos que envolvem as suas formas de sobrevivência e de seus familiares, requeremos ao prefeito Gean Loureiro, à Secretaria Municipal de Cultura, à Fundação Franklin Cascaes, ao Conselho Municipal de Cultura e à Secretaria Municipal de Assistência Social que sejam incluídos/as, de forma imediata e emergencial, nas modalidades existentes para os setores que estão sendo atendidos por políticas de renda básica os/as artistas que comprovem sua sobrevivência ao exercício de suas atividades, no momento interrompidas pelas medidas oriundas ao combate do novo coronavírus.

Nosso mandato também encaminhou ofício ao Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Mauricio Fernandes Pereira, para endossar e pedir providências às solicitações materializadas pelo Conselho Municipal de Cultura (CMPCF), através do Ofício nº 010 (19/03/2020), para que sejam incorporadas à agenda da Secretaria, com objetivo de minimizar os impactos da pandemia do novo coronavírus relacionados à classe artística.

Ressaltamos que prover soluções a essas questões cabe legalmente ao município, através de suas respectivas pastas e, neste momento delicado, acreditamos que a transparência das informações e das políticas adotadas é primordial.

Mandato vereador Profº Lino Peres

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: