QUILOMBO VIDAL MARTINS CELEBRA ENTREGA DO LAUDO ANTROPOLÓGICO

Notícias 15/11/2019

As e os quilombolas da Comunidade Vidal Martins, situada no Rio Vermelho e certificada como tal em 2013, estiveram hoje, 14, em frente ao prédio da Justiça Federal para celebrar a entrega do laudo antropológico da Comunidade.

O laudo foi protocolado após um longo período de contestação da primeira versão, apresentada em 2018. Após a tramitação na Justiça Federal, aguarda- se o início do processo de titulação das terras quilombolas, um longo período que exige vigília. Santa Catarina possui 16 comunidades quilombolas certificadas aguardando o título.

Helena Vidal, umas das lideranças do quilombo, agradeceu pelo reconhecimento do direito da comunidade: "Queremos a publicação do nosso relatório antropológico. Essa luta não termina aqui, ela continua" .

As e os quilombolas também foram ao Ministério Público Federal. Com o grito " Zumbi não morreu, Zumbi está aqui " adentraram o prédio do MPF e foram recebidos, na sua celebração, pela procuradora Analúcia Hartmann.

O vereador Prof. Lino Peres e assessoria participaram desse ato, em que se clamou pelo direito de retorno das e dos quilombolas à sua terra de forma integral, hoje exilados (as) de seu chão, sem poder tirar seu sustento e espremido em um pequeno pedaço de terra, asfixiados (as) em suas condições de vida.

No mês da Consciência Negra, vitória para as e os Vidal Martins, que há tempos lutam contra a invisibilização de seu povo, da sua história e pelo direito de parte da terra que fora tomada de seus antepassados (as). Vitória para o povo negro, que luta todos os dias contra o preconceito e o genocídio.

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: