Floripa Pra Frente é lançada em evento na Alesc

Notícias 07/10/2019

Partidos políticos de esquerda, movimentos sociais, populares, sindicais, personalidades políticas, intelectuais da cultura e da academia marcaram presença no debate “Unidade Contra o Autoritarismo e os Desafios de 2020”, realizado no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Uma sexta-feira histórica coroada pelo lançamento da Floripa Pra Frente.

O evento contou com a participação especial das representações nacionais dos partidos Gleisi Hoffmann (PT), Talíria Petrone (PSOL), Vanessa Grazziotin (PCdoB), Edmilson Costa (PCB), Manoel Dias (PDT), com as presidências locais dos partidos e forças membros da Frente recém-criada e dos vereadores Lino Peres (PT), Afrânio Tadeu Boppré (PSOL), Marcos José de Abreu (Marquito) (PSOL) e Vanderlei Farias (Lela) (PDT).

Todas e todos colocaram no centro do debate a democracia, a luta pela garantia dos direitos da classe trabalhadora e o Lula Livre. Caracterizaram o governo como autoritário, fascista e equivocado, porque empobrece a política e ataca os direitos, conquistados constitucional e socialmente e consolidados pelas políticas públicas de Estado nos últimos anos. Gleisi afirmou que este é um governo “machista, misógino e racista, porque despreza o diferente”. As lideranças declararam ainda que a economia não está apresentando sinais de recuperação, o que agrava o desemprego e a violência.

Bolsonaro representa mal o país. Diante disso, fica nítida a importância da Frente, composta pelos partidos de esquerda, como espaço plural, democrático e de resistência. Na ocasião, os representantes destacaram a relevância para construírem o projeto político local para além das eleições do próximo ano. Para o vereador Prof. Lino Peres, o “projeto da cidade, com e para a cidade pressupõe a participação social e popular e este encontro é o início deste processo que deve ser construído junto com os movimentos sociais”.

Este evento lançou as bases para a realização dos Seminários temáticos e o próximo ficou marcado para o dia 27 de novembro.

O Encontro culminou com uma foto coletiva dos presentes, que entoaram Lula Livre por várias vezes (ver vídeo em anexo).