DESPREPARO DOS(AS) DEPOENTES MARCA CPI DO TRANSPORTE COLETIVO

Notícias 12/04/2019
 
Foto: Elisa Jorge 
 
A cada nova oitiva da CPI do Transporte Coletivo, a nossa hipótese de que houve uma manipulação por parte da Prefeitura para beneficiar o Consórcio Fênix ganha cada vez mais respaldo. Ontem, durante a terceira coleta de depoimentos, Ivan Roberto da Silva, presidente do SINDITÁXI (Sindicato dos Taxistas de Florianópolis e Região) e, por isso, um dos integrantes do Conselho de Mobilidade Urbana, confessou seu completo despreparo ao participar, como conselheiro, da reunião que discutiu a tarifa do transporte coletivo, em dezembro de 2018. Ele reconheceu que, na época, não compreendeu a importância da pauta; lembrou que o debate, no dia, foi bastante conturbado; e alegou que como representante dos e das taxistas não sabia que poderia influir em algo referente aos ônibus.
 
O fato de uma questão tão preponderante para as moradoras e moradores da cidade ter sido debatida de maneira açodada e sem que pessoas responsáveis pelo assunto tivessem completa ciência de suas responsabilidades demonstra o descaso dos empresários que compõe o consórcio com as(os) usuárias(os) e a falta de interesse político da PMF em cumprir a sua função de garantir um serviço de qualidade para a população. Um outro agravante é que não foi publicizada a ata e nem realizada, conforme é previsto, uma reunião para aprová-la.
 
 
"O depoimento do Ivan repete problemas ocorridos com o eng. Maurício Back Westrupp, que depôs na reunião da CPI, realizada em 21 de março: despreparo com o tema, o que é mais grave, pois Westrupp representa o IPUF (Instituto de Planejmento Urbano de Florianópolis)", lembrou Lino, criticando também o fato de o órgão - que tem o sistema de mobilidade urbana a ele integrado - não ter sido informado com antecedência sobre a planilha elaborada das tarifas; nem seus representantes serem qualificados com antecedência para tratar de um tema que mexe com a vida de mais de 200 mil usuários do transporte coletivo. "O engenheiro revelou, ainda, uma atitude passiva diante de um Conselho que referendou a elevação da segunda tarifa mais cara do país em uma cidade com pior malha viária de todas as cidades brasileiras", lamenta Lino.
 
O próximo encontro da CPI será no dia 18 de abril, às 13h30, na Câmara Municipal para ouvir: 
 * Humberto Ouriques Neto, representante no Conselho do Sindicato de Veículos do Transporte Escolar, que deveria ter comparecido na oitiva de ontem à tarde, porém justificou ausência; 
 * Nilton Silva Pacheco, representante do transporte de Turismo de Passageiro; 
 * Sandro Maurício da Silveira, representante Sindicato Transporte com Frota Própria.
 
Quem quiser acompanhar, pode assistir à transmissão ao vivo pelo canal oficial da TV Câmara no Youtube ou pela televisão nos canais 61.4 da TV aberta ou 16 da NET. 
 

Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: