HOMENAGEM AO JORNALISTA CELSO MARTINS

Notícias 05/12/2018

Margaret Grando e Anita Martins, esposa e filha do jornalista, historiador, pesquisador, escritor e militante Celso Martins, que faleceu no dia 11 deste mês, receberam homenagem póstuma oferecida pelo vereador Prof. Lino Peres e pelo Deputado Dirceu Dresch na terça-feira, 27 de novembro de 2018, durante o "Seminário Internacional: O Direito Humano à Comunicação" na Alesc. Os dois legisladores foram os proponentes como presidentes das Frentes Parlamentares pela Democratização da Comunicação, respectivamente, da Câmara Municipal de Florianópolis e da Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Incansável na resistência contra a Ditadura Militar como membro do Partido Comunista Brasileiro, Celso era um repórter nato e atuou nos principais jornais de Santa Catarina. Também colaborou com diversos veículos de enfrentamento dos Anos de Chumbo como Unidade, Voz da Unidade e Hora do Povo. A partir do início dos anos 2000 fundou e dirigiu o Daqui na Rede, de jornalismo hiperlocal, sobre as comunidades de Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui. Engrandeceu sua militância ao se tornar historiador formado pela UDESC, conhecimento que lhe deu base para pesquisar e para estender sua bibliografia como autor. "Os quatro cantos do sol - Operação Barriga Verde", sobre a mais violenta e raivosa operação dos órgãos de repressão de Santa Catarina, é uma apuração histórica primorosa.

Abalado com a morte do ex-reitor da UFSC Luiz Cancellier, amigo próximo, e com os sombrios tempos de mentiras e ódio em que vivemos, o lutador Celso nos deixou aos 62 anos de idade, vítima de infarto.