EJA PÚBLICA E DE QUALIDADE

Notícias 24/07/2017

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Florianópolis conta agora com um Grupo de Trabalho (GT) de políticas públicas responsável pelo fortalecimento da modalidade na cidade. Durante a primeira reunião do GT, realizada no dia 20 de julho no gabinete do secretário de educação do município, Maurício Pereira, foram tirados encaminhamentos para esse segmento, que representa 3,7% das matrículas da rede de ensino público local. Atualmente, existem 33 turmas de EJA distribuídas em seis núcleos de educação, configurando um total de 1.149 estudantes na capital.

A formação do GT foi uma das ações propostas durante a reunião ampliada realizada no dia 5 de julho, na Câmara Municipal, que discutiu a Educação de Jovens e Adultos na capital (mais informações: https://goo.gl/8pPyuq). O grupo é integrado por setores da Secretaria de Educação, representantes do Fórum de EJA, integrantes do Conselho Municipal de Educação, pesquisadores, pela professora Jeruse Romão, assessora do gabinete do vereador Profº Lino Peres (PT), e outros(as). No encontro foram definidos os seguintes encaminhamentos:

*Mapear quem são e onde estão as demandas de EJA no município de Florianópolis;

*Ampliar a oferta de EJA, estendendo a modalidade para outras escolas e também para ONGs;

*Repensar um formato de EJA para o período diurno, de acordo com as características do público;

*Realizar reuniões mensais do GT na busca por soluções para as demandas da EJA;

*Incrementar a divulgação do ensino de jovens e adultos nas comunidades, afinal ainda é visível o desconhecimento por parte da população de que a EJA é um direito;

“Na reunião, o secretário de educação respondeu de forma rápida, ágil e comprometida as reivindicações do Fórum de EJA”, avaliou Jeruse Romão, que aproveitou a ocasião para demandar que uma turma de ensino para jovens e adultos seja criada na Comunidade Quilombola Vidal Martins, localizada no bairro Rio Vermelho. Além disso, solicitou que no próximo encontro do GT a Secretaria apresente um perfil que caracterize as particularidades do público da EJA. Para ela, este é uma modalidade da educação básica que atende sujeitos, em sua maioria trabalhadores(as), de classes sociais mais empobrecias, negros(as) e com percurso escolar marcado por exclusão ou carência de acesso à escola.

O mandato do vereador Profº Lino Peres apoia iniciativas como a do GT para que a EJA seja de fato pública e de qualidade.

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