APROVADA LEI QUE VALORIZA CULTURA TRADICIONAL E POPULAR DE FLORIANÓPOLIS

Notícias 13/12/2016

Em tempos sombrios para a cultura e de ataque às comunidades tradicionais, um respiro: comemoramos no dia 28 de novembro a aprovação do projeto de lei Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares Tradicionais de Florianópolis na Câmara Municipal. O projeto agora depende de sanção do prefeito. O Mestres cria marcos legais para valorizar os grandes mestres das culturas populares tradicionais ao reconhecer e remunerar a transmissão e difusão de seus saberes para as próximas gerações. Rendeiras de bilro, mestres de capoeira e mestres de outras atividades culturais e artesanais, que construíram a cultura ilhoa e florianopolitana, passam a contar com o incentivo do Município para a manutenção da nossa cultura. 

"Esse projeto é uma demanda do setor cultura, e sua aprovação é uma vitória para a cidade. Me orgulho muito de que o nosso mandato tenha sido o transmissor de um projeto construído a partir de uma visão coletiva, e que foi debatido pelos setores interessados da sociedade", disse o vereador Lino Peres na tribuna. 

O Mestre dos Saberes foi construído pelo mandato do vereador Lino Peres em conjunto com a Rede das Culturas Populares Tradicionais – Território SC e apresentado como Indicativo de Lei ao Executivo (projetos dos vereadores não podem gerar custo ao município). Em três anos obteve pareceres favoráveis da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Franklin Cascaes, da Procuradoria Geral do Município e de outros órgãos da prefeitura. A aprovação do Mestres também é apoiada pelo Fórum Setorial das Culturas de Florianópolis. As pessoas agraciadas com o título irão receber uma remuneração para ministrar oficinas e cursos na sua área de conhecimento. Além disso, serão homenageadas em Sessão Solene na Câmara Municipal, recebendo das mãos do prefeito a honraria. 

“Este projeto é muito importante para a nossa cidade, pois valoriza os grandes mestres das culturas populares tradicionais, responsabilizando o Município a reconhecê-los e incentivando os homenageados a difundir os conhecimentos às gerações futuras. Valorizar e fomentar o patrimônio cultural local, em uma cidade que pouco faz em relação aos seus bens, é elevar a cultura a outro patamar. Entendendo-a não só como a força motriz para a construção de símbolos e representações da nossa identidade, mas também como o alicerce principal de qualquer sociedade que une o passado, o presente e o futuro“, afirma a Conselheira Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis e assessora do mandato, Silvia Conceição.


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: