SESSÃO DE HOMENAGEM AOS 37 ANOS DA NOVEMBRADA

Notícias 29/11/2016
Laureci Cordeiro

|NOVEMBRADA| Nesta quarta-feira, 30/11, às 16 horas, a Câmara Municipal de Florianópolis fará Sessão Especial em celebração aos 37 anos da Novembrada. O entendimento é que, na situação atual, mais do que nunca, essa é uma data que deve ser lembrada. "Essa homenagem tem importância histórica por representar a luta contra a Ditadura e pelas liberdades democráticas. É também uma iniciativa para lembrar que vivemos um Estado de Exceção sob o regime Temer", diz o vereador Lino Peres, autor da proposta.
Em 30 de novembro de 1979, nossa capital realizou um levante popular em plena Ditadura Militar contra o ditador e general João Figueiredo. Nos dias seguintes, os serviços de segurança do Estado e a Polícia Federal promoveram uma caça aos líderes estudantis que organizaram os protestos. Um grupo de pessoas foi presa e enquadrada na Lei de Segurança Nacional, sendo depois julgadas e absolvidas. Seis delas serão homenageadas na sessão desta quarta:
- Adolfo Luiz Dias, Presidente da UCE, estudante de direito e servidor público
estadual, in memoriam.
- Lígia Giovanella, Vice-presidente do DCE da UFSC à época, se preparava para a formatura no curso de Medicina e hoje é pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública, instituição ligada à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), reside atualmente no Rio de Janeiro.
- Rosângela de Souza, estudante de direito e servidora do Tribunal de Justiça de SC, hoje advogada, em Florianópolis.
- Newton Vasconcelos Jr., estudante de medicina e servidor do Tribunal de Justiça de SC, e hoje médico.
- Amilton Alexandre, estudante de Administração, in memoriam.
- Marize Lippel, estudante de Bioquímica e Farmácia, tinha 19 anos e era a caçula do grupo dirigente do DCE, aposentou-se como servidora pública
municipal de Blumenau.
Aquele levante foi um marco histórico na campanha pela redemocratização do Brasil, lembrado como um sinal do enfraquecimento do regime militar. Na Sessão desta quarta serão homenageados companheiros e companheiras que participaram daquele dia histórico e fizeram parte da luta contra a Ditadura Militar.
Na imagem, do fotojornalista Laureci Cordeiro, em destaque está a estudante Rosângela de Souza (Lele), que foi uma das manifestantes presas na Novembrada.
No vídeo, Lele fala sobre o momento da prisão, relembra os dias de cárcere e diz quais as motivações que a fazem militar até os dias hoje.
Leia mais sobre a Novembrada em:
http://desacato.info/novembrada-catarinense-32-anos/

 

Vídeo


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: