POLÍCIA REPRIME ATO FORA TEMER EM FLORIANÓPOLIS

Notícias 10/08/2016

Nesta terça-feira, 9, o ‪#‎ForaTemer‬ foi um ato de unificação de vários movimentos sociais em Florianópolis e outras cidades brasileiras, exatamente no dia em que se votou pela admissibilidade do impeachement no Senado, o que significa a consolidação do golpe na medida em que a presidenta Dilma foi inocentada pelo tribunal internacional e pelo ministério público federal. Esse é um ataque à Constituição Federal, ao Estado de Direito e à democracia como um todo.

Vivemos em um estado de exceção - ainda que não sob regime militar -, como ocorreu em Honduras (2009) e no Paraguai (2012). Aqui no Brasil, também se implantou essa nova estratégia do imperialismo para interromper regimes democráticos e se apropriar dos recursos naturais - no nosso caso, o Pré-Sal, a Petrobrás e os recursos minerais. Isso é uma afronta à soberania nacional conquistada a duras penas.

O processo de corrupção, usado como justificativa para o golpe, é apenas uma cortina de fumaça. Por isso, estivemos, e voltraemos, à rua: juventude, entidades sindicais, trabalhadores e militantes partidários. Nosso mandato vem acompanhando as manifestações passo a passo, desde o ano passado, participando da mobilização contra o golpe. Não vamos admitir a diminuição dos direitos trabalhistas, sociais e urbanos que foram arduamente conquistados pela população brasileira há décadas.

O que é de pasmar é a repressão policial que vimos ontem, em uma manifestação pacífica. Essa atitude é inadmissível no que diz respeito à liberdade de expressão, ainda mais quando a Polícia Militar foi antecipadamente avisada sobre o ato. Como o aparato policial está alinhado ao golpe se instalou no país, essa repressão é seletiva, atacando as forças democráticas e contestadoras do golpe. Não vemos essa repressão às manifestações em favor do golpe, como quando as pistas da Beira-Mar foram fechadas pela direita.

Nessa noite, houve disparo de bombas, spray de pimenta e tiros de bala de borracha, com truculência semelhante à época do regime militar. Nosso mandato não admite essa truculência e tomará providências contra essa ilegalidade que vem acontecendo com os manifestantes. O 'Fora Temer' é uma manifestação legítima, principalmente quando um governo golpista ataca mais de 50 direitos trabalhistas e sociais.

Os movimentos sociais estão empreendendo esforço para construir uma Frente Única de Esquerda contra o golpe, que o mandato acompanha e apoia para além das divisões partidárias. É preciso ampliar a luta para todo o conjunto das forças democráticas e progessistas desse país, que ajudam a construir a democracia e o estado de direito. Temos que estar junto nessas eleições e, principalmente, depois, na rua contra o golpe!

‪#‎Vempraluta‬
‪#‎NãoVaiTerGolpe‬
‪#‎OcupaTudo‬
#ForaTemer


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: