LINO ACOMPANHA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS SOBRE PLANO DIRETOR DA CAPITAL

Notícias 29/06/2016

Na noite desta terça-feira (28) a equipe do vereador Lino Peres participou da Audiência Pública que ouviu as demandas da população do Distrito de Santo Antônio de Lisboa na construção do Plano Diretor. Quase 200 pessoas compareceram, e ficou demonstrado o temor de que a região seja entregue à especulação imobiliária e ao turismo irresponsável. O destaque foi a proposta da Prefeitura que planeja uma Área Urbanística Especial (AUE) em uma gleba enorme próxima ao Cesusc e na entrada da rua Padre Rohr. Com uso público, a denominação permite a verticalização e já fica previsto ali um grande condomínio de alta concentração populacional, o que complicará demais o problema de trânsito na entrada deste distrito. Luiz Mafra, representante distrital, também foi contrário à criação da AUE, dizendo que a população não sabe o que poderá ser instalado no local.

Outro ponto, levantado por Elisa Jorge, chefe de gabinete do mandato do vereador Lino Peres, foi a importância da manutenção das características culturais do Distrito. Ao salvaguardar o consagrado patrimônio histórico e cultural em lei, protege-se as características da região. Mas em setembro de 2015, sob o decreto 15.209, o prefeito Cesar Souza Jr. derrubou o tombamento da região como Patrimônio Paisagístico e Cultural com o argumento de que iria corrigir e melhorar a lei. Até o momento a Prefeitura não publicou decreto revogando essa decisão e não se manifestou sobre a decisão que afeta o Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui e a orla de Coqueiros e de Itaguaçu. Em novembro passado, a Câmara aprovou um requerimento de autoria do nosso mandato que solicita explicações sobre a decisão à Prefeitura. Leia matéria à época no site: http://goo.gl/yCLuii

A comunidade do Cacupé também lembrou a importância da manutenção do gabarito das edificações em dois pisos, sem ático e sem pilotis, para coibir o adensamento desordenado, assim como foi proposto em 2013. A Associação de Moradores de Santo Antonio de Lisboa chamou a atenção para as necessidades da comunidade na área de mobilidade urbana, com melhorias nas vias de acesso e no transporte urbano.

Assim como vem fazendo em todas as audiências do Plano Gestor, o mandato participará hoje da AP do Distrito do Ribeirão da Ilha. Segue o calendário restante das APs:

Audiência Pública do Distrito de Ribeirão da Ilha:
Data: 29 de junho de 2016
Local: Conselho Comunitário Ribeirão da Ilha, Baldicero Filomeno, nº 7792 - Ribeirão da Ilha
Horário: Das 19h às 22h

Audiência Pública Sede Insular
Data: 30 de junho de 2016
Local: Auditório Garapuvu - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Trindade 
Horário: Das 19h às 22h

Audiência Pública Geral
Data: 18 de julho de 2016
Local: Auditório Garapuvu - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Trindade
Horário: Das 19h às 22h

Audiência Pública Final: Etapa 1
Data: 1 de agosto de 2016
Local: Auditório Garapuvu - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima Trindade
Horário: Das 19h às 22h

Audiência Pública Final: Etapa 2
Data: a definir
Local: a definir

Mais informações no perfil do IPUF e no site do Plano Diretor:

https://www.facebook.com/ipuf.florianopolis/?fref=ts

http://planodiretorflorianopolis.com.br/novo/


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: