PROJETO DE INCENTIVO À CULTURA TRADICIONAL PASSA A TRAMITAR NA CÂMARA

Notícias 17/03/2016

Finalmente foi protocolado o Projeto de Lei Mestres dos Saberes e Fazeres das Culturas Populares Tradicionais de Florianópolis, uma iniciativa do mandato do vereador Lino Peres, que visa criar marcos legais para valorizar, registrar, salvaguardar e difundir as muitas expressões da diversidade brasileira e também valorizar os próprios detentores dos fazeres tradicionais, que aqui construíram a cultura ilhoa e florianopolitana. A partir de um Indicativo de Lei do mandato (vereadores não podem sugerir leis que criem custos ao município), enviado em 2013, a Prefeitura criou o PL que agora, depois de mais de três anos, passou a tramitar na Câmara Municipal.

O Mestre dos Saberes foi construído pelo mandato do vereador Lino Peres em conjunto com a Rede das Culturas Populares Tradicionais – Território SC e em três anos obteve pareceres favoráveis da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Educação, da Fundação Franklin Cascaes, da Procuradoria Geral do Município e de outros órgãos da prefeitura. A aprovação do Mestres também é apoiada pelo Fórum Setorial das Culturas de Florianópolis. As pessoas agraciadas com o título irão receber uma remuneração para ministrar oficinas e cursos na sua área de conhecimento. Além disso, serão homenageadas em Sessão Solene na Câmara Municipal, recebendo das mãos do prefeito a honraria.

“Este projeto é muito importante para a nossa cidade, pois valoriza os grandes mestres das culturas populares tradicionais, responsabilizando o Município a reconhecê-los e incentivando os homenageados a difundir os conhecimentos às gerações futuras. Valorizar e fomentar o patrimônio cultural local, em uma cidade que pouco faz em relação aos seus bens, é elevar a cultura a outro patamar. Entendendo-a não só como a força motriz para a construção de símbolos e representações da nossa identidade, mas também como o alicerce principal de qualquer sociedade que une o passado, o presente e o futuro“, afirma a Conselheira Municipal de Politicas Culturais de Florianopolis e assessora do mandato, Silvia Conceição

 


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: