GREVE: REQUERIMENTO DE LINO PERES AJUDA A CRIAR CLIMA POLÍTICO E PRESSIONA A PREFEITURA

Notícias 14/03/2016

Como professor e vereador, Lino Peres sempre apoiou o Sintrasem e as reivindicações dos servidores de Florianópolis, como aconteceu nas paralisações em 2014 e 2015 em que seu mandato intermediou a voz dos grevistas com a base governista da Câmara. Neste ano, diante da adesão de 90% dos municipários exigindo o que é lhes é de direito, é um absurdo que o prefeito sequer tenha feito uma contraproposta à pauta de 22 pontos de reivindicações do Sintrasem. Hoje, a partir de um ofício do sindicato, Lino elaborou e apresentou aos vereadores um requerimento que propõe o trancamento da pauta do legislativo até que Cesar Souza Junior respeite os trabalhadores e sente para negociar. A proposta foi discutida em reunião entre o sindicato, vereadores e a presidência da Câmara no início da tarde, mas antes da sessão apenas três vereadores haviam assinado: Lino Peres, Afrânio Boppré e Vanderlei Farias.

A pressão das centenas de trabalhadores que compareceram em massa à Câmara Municipal e a articulação política dos vereadores a favor dos grevistas funcionou e o requerimento obteve 16 assinaturas ao final da sessão. Apesar da tentativa da criminalização da greve – a justiça considerou a greve ilegal a partir de uma ação judicial da prefeitura -, o requerimento e a presença dos trabalhadores criaram um clima político que pressionou a prefeitura, e uma mesa de negociações foi marcada para amanhã, terça-feira (15), pela manhã. Se o encontro se mostrar infrutífera, o Sintrasen já anunciou que manterá a greve e o requerimento proposto por Lino entrará na pauta da sessão de terça.

 

Êxito na negociação

“Nunca tivemos uma negociação tão difícil na história do sindicato. Estamos aqui com um pedido: senhores vereadores, tragam o prefeito e o Secretário de Administração para a mesa de negociação e respeitem os trabalhadores. Não queremos estar em greve e nos orgulhamos muito de nossos trabalhos, mas não podemos mais ser criminalizados e recebidos com spray de pimenta na cara”, disse Alex Santos, presidente do Sintrasem, em fala no Plenário da Câmara Municipal, concedida pela presidência da Casa.


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: