Rua Dep. Antônio Edu Vieira: agora prefeitura tem que apresentar projeto

Notícias 11/05/2014

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC, em sessão extraordinária no dia 6 de maio, aprovou, por maioria, a cessão de área da UFSC para alargamento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no bairro Pantanal. Esta cessão deverá ser avaliada em sua extensão métrica e localização precisa pelo corpo técnico da UFSC (DPAE-PROPLAN) após a apresentação pública do projeto definitivo e completo elaborado pelo município. Na avaliação do vereador Lino Peres, a melhor decisão seria a de aguardar a prefeitura apresentar o projeto definitivo para somente depois se avaliar a cessão de terras da Universidade.

Como professor da UFSC e coordenador do Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana Sustentável do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC (GEMURB), Lino espera que a prefeitura apresente um projeto que contemple as 13 diretrizes consensuadas na Comissão de Estudos de Transporte e Mobilidade da Universidade Federal de Santa Catarina e da Bacia do Itacorubi (CETM/UFSC) e também aquelas que tiveram apoio de grande maioria da Comissão.

A questão central é que a via não pode ser tomada como um corredor Norte-Sul e segregador do tecido urbano do bairro Pantanal, o que foi uma diretriz consensuada, e que se priorize o pedestre, como estabelece a Lei Nacional da Mobilidade Urbana (Lei 12.587), de janeiro de 2012. Para isso são necessários os largos passeios, ciclovias, corredor exclusivo de ônibus e número de pistas compatível com a demanda de fluxo de automóveis da Bacia do Itacorubi (e não como corredor Norte-Sul).

Lino alerta que se deve ter muito cuidado com as características sociais e históricas do bairro, evitando-se cortá-lo e aumentando o já atual risco de acidentes, pois há equipamentos de atendimento à população como escola, posto de saúde e serviços em geral para os quais a acessibilidade é fundamental. A nova via deve, além de servir de escoamento do tráfego da Bacia do Itacorubi e do entorno da rua Deputado Antônio Edu Vieira, ser um grande espaço verde e de passeio, como um bulevar, que requalifique esta região com espaços de lazer e encontro.

Proposta integrada

Em Audiência Pública realizada no dia 29 de abril, na UFSC, para debater o assunto, Lino falou sobre a proposta do GEMURB, construída de forma conjunta com o também arquiteto Manoel Arriaga de Castro Andrade Júnior, o economista Hélio Carvalho e também o geógrafo Carlos Vieira (até meados de 2013) e que, em sua versão simplificada, tem 54 lâminas (sem a parte conceitual).Veja abaixo a proposta, que serviu de base para as discussões na CETM/UFSC.

Na Audiência, Lino destacou que há tempos se discute uma solução para a mobilidade na Bacia do Itacorubi, e o GEMURB, além da proposta para a Edu Vieira, em particular, vem estudando alternativas de mobilidade para a Região Metropolitana de Florianópolis como um todo. Nesse sentido, a Edu Vieira é uma parte dessa proposta mais ampla.

Veja a proposta em:

https://www.youtube.com/watch?v=B-Fnm8LLCCE&feature=youtu.be


Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: