GEMURB apresenta proposta para a duplicação da Dep. Antônio Edu Vieira

Notícias 04/05/2014

O Conselho Universitário (CUn) da UFSC se reúne em sessão extraordinária nesta terça-feira, dia 6 de maio, às 8h30min, na Sala dos Conselhos, para apreciar a cessão de área da UFSC para alargamento da Rua Deputado Antônio Edu Vieira.

Em Audiência Pública realizada no dia 29 de abril, na UFSC, para debater o assunto, o professor e vereador Lino Peres falou sobre a proposta do Grupo de Estudos da Mobilidade Urbana Sustentável do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC (GEMURB), da qual é coordenador. A proposta, construída de forma conjunta com o também arquiteto Manoel Arriaga de Castro Andrade Júnior, o economista Hélio Carvalho e também o geógrafo Carlos Vieira (até meados de 2013), em sua versão simplificada, tem 54 lâminas (sem a parte conceitual).Veja abaixo a proposta, que serviu de base para as discussões na Comissão de Estudos de Transporte e Mobilidade Urbana, constituída pela Universidade, comunidade e Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Na Audiência foi recomendado que o Conselho Universitário estabeleça um prazo para que a Prefeitura apresente à comunidade o seu projeto final completo para o alargamento da rua e só então delibere sobre a cessão do terreno necessário à duplicação.

Na Audiência, Lino destacou que há tempos se discute uma solução para a mobilidade na Bacia do Itacorubi, e o GEMURB, além da proposta para a Edu Vieira, em particular, vem estudando alternativas de mobilidade para a Região Metropolitana de Florianópolis como um todo. Nesse sentido, a Edu Vieira é uma parte dessa proposta mais ampla, e, se é para enfrentar de fato o problema da “imobilidade urbana”, essa via não pode ser tomada como um corredor norte-sul e segregador do tecido urbano do bairro, como quer a prefeitura, que propôs seis pistas para veículos (3/3). Essa concepção continua a dar ênfase aos automóveis e causa ainda mais impacto viário na região, que já é intenso em função das demandas locais (UFSC, UDESC, Eletrosul e outros pólos geradores de tráfego).

A proposta feita pelas comunidades da Bacia do Itacorubi à prefeitura, desde 2008, com participação de pesquisadores da UFSC/GEMURB, apresenta alternativas de desvio desse fluxo externo à região, entre elas um túnel no Maciço do Morro da Cruz.

Uma diretriz consensual que saiu da Comissão de Estudos de Transporte e Mobilidade Urbana, entre 13 itens, é a prioridade para pedestres, ciclistas, transporte público e automóveis, nessa ordem, como estabelece a Lei Nacional da Mobilidade Urbana (Lei 12.587), de janeiro de 2012. Também foi consensual que a Edu Vieira não seja utilizada como corredor norte-sul da ilha e continente-norte.

Veja a proposta em:

https://www.youtube.com/watch?v=B-Fnm8LLCCE&feature=youtu.be

Vídeo


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