Disponível para baixar o livro Confrontos na cidade: luta pelo plano diretor nos 20 anos do Estatuto da Cidade

Notícias 28/06/2022
Já está disponível o livro “Confrontos na Cidade: luta pelo Plano Diretor nos 20 Anos do Estatuto da Cidade”, organizado e lançado pelo professor Lino Fernando Bragança Peres no dia 23 de junho. A obra, com 852 páginas, está dividida em três partes: a Parte 1 (Florianópolis) tem 32 artigos; a Parte 2 (Santa Catarina), 10; e a Parte 3 (Brasil), 8 artigos, com Prefácio da arquiteta e professora Erminia Maricato. A iniciativa tem a parceria do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PósARQ) e do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com o Instituto Cidade e Território (IT Cidades).
 
O lançamento, realizado no Auditório de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, reuniu cerca de 70 pessoas. Autores e autoras representando os sete segmentos temáticos do livro falaram sobre a importância da iniciativa, o tema de seus artigos e a relação com o atual processo de revisão do plano diretor de Florianópolis, mais uma vez ocorrendo de forma atropelada pela gestão Gean Loureiro /Topázio. 
 
O professor Lino diz que a obra busca trazer à tona, pelos relatos, a memória crítica de uma luta iniciada nos anos 1990 e, em especial, a partir de 2006, quando se iniciou a mobilização pelo Plano Diretor Participativo em Florianópolis. “O movimento social da capital catarinense é uma referência na luta urbana e parte desta luta é narrada no livro”, afirma Lino.
 
O link para baixar o livro, assim como os títulos dos artigos, nomes dos e das autoras e minibiografias estão no Instagram: @livro_confrontos_na_cidade
 
O lançamento está em 
 
O PDF da obra está em
 
 
 
#linoperes #planodiretor #Florianopolis
 
Curta, comente e compartilhe

Receba nosso Boletim EletrônicoReceba nosso Boletim Eletrônico: